quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Livro: O Coração das Trevas


Uma aventura passada na África do século XIX durante a conquista imperialista. Chato, não? Parece mais uma aula de história. Aparentemente sim, mas no momento em que a leitura nos captura, e isso acontece logo no início do livro é impossível parar. Seguimos o capitão Marlow continente africano adentro, em sua busca pelo insano (?) Kurtz, chefe de um posto comercial responsável pela coleta de marfim; aliás Kurtz era o que mais enviava marfim para os postos do litoral; mas por alguma razão enlouquecera. A missão de Marlow é partir em busca de Kurtz e traze-lo de volta à civilização. A bordo de um vapor velho e decrépito o comandante vai em busca da realização de sua missão, mas enquanto o tempo passa, selva adentro, em direção ao coração da África, Marlow vai refletindo sobre sua vida, sobre o papel dos europeus na África, os males que a “civilização” levou para esse continente desconhecido, junto com Marlow vamos refletindo sobre o que significa ser civilizado, quais as transformações ocorridas àqueles que deveriam civilizar o continente negro. O cineasta Francis Ford Coppola usou o enredo do livro para compor um libelo contra a Guerra do Vietnã, chama-se Apocalypse now, um filme exuberante em que o Kurtz transforma-se num coronel do exército dos EUA, refugiado na selva e enlouquecido cabendo ao capitão Marlow a função de recapiturá-lo, apesar de transposto para outro ambiente e época o livro aborda os mesmo temas, busca de si mesmo, questionamento das ações que geraram a viagem, o papel de uma civilização invadindo e dominando outra.

CONRAD, Joseph. O Coração das Trevas. Porto Alegre:L&PM, 2007. ISBN: 9788525406767
CONRAD, Joseph. O Coração das Trevas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. ISBN: 9788535912500

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Livro: A Ilha do Tesouro

Ao longo da semana vou postar as quatro sugestões de leitura que fiz para o jornal do colégio em que trabalho, como o texto saiu maior do que o imaginado e do que o solicitado, vou postar aqui o texto completo dos quatro livros; a começar pelo primeiro e mais querido dos quatro, "A Ilha do Tesouro" de Robert Louis Stevenson.

STEVENSON, Robert Louis. A Ilha do Tesouro.
Quando me pediram para sugerir alguns livros para os alunos do colégio imediatamente o que me veio à mente foi a aventura de Robert Louis Stevenson, “A Ilha do Tesouro”. Todas as imagens que temos dos piratas foram forjadas por Stevenson neste livro. Perna de pau, malvado, papagaio no ombro, falso, mentiroso e extremamente violento, capaz de tudo para por as mãos em um tesouro enterrado em uma ilha misteriosa. Mas o que me encanta nesta história é o processo de formação de um menino em homem. Jim Hawkins, com apenas doze anos, vê-se no olho de um furacão em busca de um tesouro, aprendendo sobre como pensam e agem os homens, em quem deve confiar a importância de um caráter firme e forte, tudo isso recheado de perseguições pelo porto, tiros que passam zunindo pelo ouvido, navios encalhados, tesouros encontrados, perdidos e recuperados, e ao final um delicioso sabor de vitória e a percepção de Jim de que para ser homem é preciso mais do que ter barba no rosto e voz grave, é preciso atitude e um saber comportar-se como tal.

Essas me parecem ser duas edições interessantes para quem quiser ler o livro.

STEVENSON, Robert Louis. A Ilha do Tesouro. Porto Alegre: L&PM, 2001. ISBN: 8525411329.
STEVENSON, Robert Louis. A Ilha do Tesouro. São Paulo: Melhoramentos, 2012. ISBN: 9788506006979.