quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Filme: O mercador de Veneza


Filme: O mercador de Veneza. EUA: Direção: Michael Radford; Distribuição: Sony Picture. Duração: 130 minutos.



Veneza, século XVI, ao contrário de quase toda a Europa, a região que depois vai ser conhecida como Itália ainda é uma região repleta de pequenas repúblicas e reinos, fortes financeiramente em função da geografia, mas aos poucos vai perdendo importância econômica para os recém formados reinos, como a Inglaterra e França, além de Portugal e Espanha. A força econômica da cidade vem da exploração do comércio de especiarias asiáticas. Além disso vemos uma outra atividade econômica, essa totalmente condenada pela Igreja, a usura, praticada pelos excluídos sociais de então, os judeus. Emprestar dinheiro a juros, ou seja, auferir lucro sem trabalho é considerado pecado grave na cultura cristã. Aos judeus resta a proibição de explorar, através de juros um seu igual; como cristãos não são iguais a judeus, o semitas aplicam-se a atividade de emprestar dinheiro a juros para os cristãos.
Dentro desses exploradores está Shylock, que se morde de ódio por ser humilhado com freqüência por cristãos, como Antonio, rico comerciante que, para ajudar um amigo acaba recorrendo ao judeu para pedir um empréstimo. Shylock se propõe a emprestar, mas não quer cobrar juros, isso não se faz com amigos e deseja ser amigo de Antonio. Mas como o contrato, para ter validade necessita de uma garantia, Shylock pede a Antonio que ofereça uma libra de sua própria carne como garantia. O veneziano aceita a proposta, por mais que pareça absurda tamanha é sua confiança em sua riqueza que navega pelos mares.
Esse é o mote central do filme. O que nos resta saber, para compreender a sociedade do Renascimento, que está se estruturando sob novas bases econômicas é:
  • Você consegue identificar o que é o capital no filme?
  • Explique quem é o capitalista no filme? Existe apenas uma forma de juntar dinheiro?
  • O que orienta as relações entre os indivíduos?
  • Religião, dinheiro e leis convivem pacificamente?
  • Homens e mulheres são apresentados de que maneira na história?
  • Sentimentos como afeto, amor, gratidão, amizade são mostrados sob qual forma?