Título: Memórias Póstumas. 2001. dir. André Klotzel. Brasil. 102 min. Comédia.
O filme é inspirado no livro de Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, livro este que inaugura o realismo no Brasil em 1881. a estrutura narrativa do filme segue, basicamente, a mesma do filme, alguns personagens, como a irmã de Brás Cubas desaparecem, assim como desaparecem muitas reflexões do defunto-autor ao longo do filme.
O filme pode ser exibido tanto para os alunos do fundamental, geralmente Segundo Império é matéria do 9º ano, quanto para os alunos do EM, existem algumas poucas cenas que poderiam causar problemas, mas elas são facilmente explicáveis, quer pelo professor quer pelo narrador da história.
Lendo-se o livro pode-se vislumbrar muitos aspectos da sociedade da corte, a aversão ao trabalho, o lugar dos negros, o pouco espaço para os brancos menos abastados e sem dinheiro, a vaidade e os caprichos de uma classe abastada, que, na maior parte das cenas ficam bem ilustradas no filme de André Klotzel.
A exibição do filme pode ser um bom ponto de partida para discutir com os alunos sob a vida em sociedade do Segundo Império, partindo-se, como sugestão dos tópicos listados abaixo.
Pontos a serem observados:
- Sociedade do Segundo Império;
- Características de classe social;
- Papel de brancos e negros;
- Importância da política no Segundo Reinado;
- Relações humanas no período imperial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário