quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Livro: A Cultura Renascentista

Livro: SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. 25 ed. São Paulo: Atual: 1994.



“O Renascimento” de Nicolau Sevcenko é um livro muito interessante para se trabalhar em sala de aula. Sevcenko faz uma abordagem bastante didática do período da renascença, dando ênfase ao ponto de que não houve apenas um Renascimento, ao contrário, foram vários, a partir desse tópico trata de ilustrar a importância de cada local, cada período para se construir o período que seria posteriormente chamado de “Renascimento”.
O livro é dividido em capítulos que abordam desde as condições gerais, os humanistas, a importância das línguas nacionais e do teatro para a difusão de uma cultura mais voltada para o homem e a ação do que para a contemplação medieval. A obra em si, por fazer parte de uma coleção voltada aos alunos do Ensino Médio, “Discutindo a História”, é acessível a maior parte dos alunos secundaristas. O único senão fica pelo fato de que o autor, talvez por questões editoriais, não utiliza tantas pinturas quanto poderia – e deveria – e as poucas pinturas que aparecem são todas em preto e branco. Afora isso o livro é muito interessante para ser utilizado em sala, tanto como sugestão individual a alguns alunos, como para uso como livro paradidático. Abaixo listo algumas sugestões para a utilização do livro em sala.

  • Explique algumas das mudanças do período medieval para a modernidade;
  • De que maneira podemos relacionar o desenvolvimento do comércio e das universidades com o contexto do Renascimento?
  • Segundo Nicolau Sevcenko o que significava ser humanista durante o início da modernidade?
  • É correto afirmar que houve uma influência do mundo antigo nas obras renascentistas?
  • De que forma a individualidade moderna pode ser identificada no Renascimento?
  • Identifique a importância da burguesia para o desenvolvimento do Renascimento;
  • O Renascimento pode ser considerado um movimento de massas, ou seja, as obras tinham alcance em todos os níveis sociais?
  • Explique a importância da substituição do teocentrismo medieval para o antropocentrismo moderno no contexto do Renascimento?
  • De que maneira o Renascimento influenciou alguns movimentos posteriores, como a Reforma e as Grandes Navegações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário