segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Teatro Grego




Uma festa em honra ao deus do vinho, Dioniso. Essa era a configuração inicial do teatro grego. Aos poucos essa festa vai se transformando e virando uma encenação de trechos das histórias conhecidas por todos os gregos e, Dioniso transformou-se em deus do teatro. Havia dois gêneros de peças teatrais, as tragédias e as comédias. Enquanto que as segundas eram risíveis por tratarem do homem comum, mundano e sem grandes qualidades, que deveria, portanto, fazer rir, a primeira por abordar a história dos deuses e heróis era encenada de forma solene, levando, não raro, a assistência às lágrimas com o destino dos personagens.
Aristóteles ao escrever sobre as tragédias afirmou que elas levavam a audiência à catarse, ou seja, o público tinha, por meio dessas peças trágicas, a possibilidade de “purgar a alma”, purificar o espírito através da descarga emocional, o sofrimento, causado pelo drama encenado no palco.
Ainda segundo o filósofo grego, se um homem bom passa da má para a boa fortuna, nós não sentiremos terror; se um homem bom passa da boa para a má fortuna, nós ficamos com pena, e não sentimos compaixão nem terror; se um homem mau passar da boa para a má fortuna, nós ficamos felizes da vida; e se um homem mau passar da má para a boa fortuna, nós sentimos repugnância.
Ou seja, é preciso que o herói trágico passe da "Felicidade" para a "Infelicidade" por alguma desmedida sua para atingir a catarse. Por exemplo: Édipo Rei, que começa a história como rei de Tebas e no fim se cega e se exila. Ou, uma história mais próxima de todos, Romeu e Julieta, numa releitura que Shakespeare faz da tragédia, onde os dois eram filhos de importante gente da cidade e acabam mortos pela desmedida do amor. (Extraído de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catarse. Consultado em 04/05/2011)

            Durante o chamado século clássico, século V a. C., o teatro grego atingiu o ápice e três grandes autores desenvolveram a técnica de contar histórias ao público, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes foram autores dos grandes textos, alguns deles chegaram até nós em sua totalidade.
            Ao realizar seu trabalho você deverá ter em mente alguns dos tópicos apresentados em sala de aula e suas percepções da leitura que deverias ter desenvolvido de alguma peça grega. Seguem abaixo alguns tópicos para lhe servirem de guia no que se refere a desenvolver. Para facilitar seu trabalho os tópicos foram divididos em três grupos; um grupo explora, especialmente, a figura dos homens e sua relação com o destino. O segundo grupo trabalha com o papel da mulher dentro da sociedade grega e, por fim o poema da Odisséia, irá desenvolver dois pontos, a formação do homem grego e o valor da vingança entre os gregos.
Os alunos que lerão diálogos platônicos e a “Arte poética” receberão em sala a atividade que será desenvolvida.

Título da peça
Autor da peça
Édipo rei
Sófocles
Agamenon
Ésquilo
Sete contra Tebas
Ésquilo
Édipo em Colono
Sófocles

Todas as quatro peças são tragédias

·        O destino exerce influencia no destino dos personagens, em que medida isso ocorre?
·        Qual o papel desempenhado pelos homens na peça?
·        A guerra é vista de que maneira?
·        Os homens culpam os deuses por seus infortúnios?
·        Os personagens secundários comportam-se de que maneira?

Título da peça
Autor da peça
Medéia
Eurípedes
Electra
Eurípedes
Lisístrata
Aristófanes
Antígona
Sófocles

Medéia, Antígona e Electra são tragédias, Lisístrata é uma comédia.

·        As personagens principais representam a mulher grega comum?
·        Qual a intenção de cada uma das mulheres na peça?
·        O que os homens pensam da atitude tomada pelas mulheres?
·        A idéia de destino se faz presente no texto teatral?
·        Qual a imagem que você ficou da mulher título da peça que você leu.


Título do poema
Autor do poema
Ilíada
Homero
Odisséia
Homero


·        Qual o papel de homens, mulheres, velhos, escravos, crianças na obra?
·        Os deuses interferem de que maneira no cotidiano humano?
·        Existe preferência dos deuses por humanos ou todos são tratados da mesma forma?
·        Nos quatro primeiros capítulos o personagem Telêmaco aprende algo?
·        A seu ver, existem ensinamentos para os meninos gregos no poema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário