quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Filme: A Educação Grega em Percy Jackson

Ttítulo: Percy Jackson e o Ladrão de Raios. (Percy Jackson and the Olympians: The Lightning Thief). 2010. Chris Columbus. 119 min. Canadá /EUA. Aventura.


            A visão que tinham de si como povo, com uma unidade cultural muito forte, que os diferenciava dos bárbaros, fez com que os gregos dessem muito valor à educação, à formação do homem grego, ao longo de sua história.
Como a cidade só existe por e pelos cidadãos o principal objetivo é o de preparar o menino para ser um bom cidadão, capaz de colaborar com as decisões tomadas pelos seus pares. É importante ressaltar que as meninas não recebiam o mesmo cuidado na educação que os meninos, uma vez que o título de cidadão era dado apenas aos homens nascidos na cidade.
O filme “Percy Jackson” narra o processo de formação de um menino em homem. No início do filme somos apresentados a um adolescente comum de nossa época, pouco afeito aos estudos, inseguro, disléxico, sem perspectivas, incapaz de vislumbrar um futuro, qualquer futuro.
Depois de algumas reviravoltas, Percy Jackson em perigo é levado para um acampamento em que deve ser treinado para tornar-se um homem por completo, aos moldes da educação grega da antiguidade.
Durante o período clássico, em Atenas, a formação do homem devia ser capaz de subjugar as paixões, os desejos e os instintos subordinando-os à razão, é o que buscam fazer Sócrates e Platão, por exemplo. Para alcançar tal habilidade uma série de atividades são desenvolvidas, a ginástica, para desenvolver o corpo e a música, a leitura e o canto das grandes obras para desenvolver o espírito. Esse era, portanto, um ideal de equilíbrio, um ideal de virtude, tão procurada por Sócrates e Platão. Essa virtude recebia o nome de aretê, em seu livro “Apologia de Sócrates”, Platão assinala essas palavras de seu grande mestre:
Nas minhas idas e vindas pela cidade, não faço outra coisa senão persuadir-vos, novos e velhos, a que vos preocupeis mais, nem tanto, com o vosso corpo e as vossas riquezas do que com a vossa alma, para a tornardes o melhor possível, dizendo-vos 'A virtude (aretê) não vem da riqueza, mas sim a riqueza da virtude, bem como tudo o que é bom para o homem, na vida particular ou pública’.
Não é por acaso que Aristóteles vai afirmar, na Política, que o homem é um animal político, pois os atenienses, em particular e os gregos em geral, são educados para entender que fora dos limites da polis não são muito diferente de um objeto animado. Ainda segundo Aristóteles, em seu livro “Política”:
Aquele que não precisa dos outros homens, ou não pode resolver-se a ficar com eles, ou é um deus, ou um bruto. Assim, a inclinação natural leva os homens a este gênero de sociedade. O primeiro que a instituiu trouxe-lhe o maior dos bens. Mas, assim como o homem civilizado é o melhor de todos os animais, aquele que não conhece nem justiça nem leis é o pior de todos. Não há nada, sobretudo, de mais intolerável do que a injustiça armada.

Essa necessidade de outros homens, de outros cidadãos é uma característica forte da sociedade grega e uma marca de sua educação para o exercício da cidadania. De certa maneira podemos apontar a valorização do indivíduo – não da individualidade –, da personalidade, o reconhecimento e valorização da razão, todos esses elementos pesam na educação do homem grego. Conforme aponta Pilletti, em seu livro “História da educação”:
O fim da educação, então, não era dar a informação sem base que, aliada a um verbalismo superficial e brilhante, constituía o ideal dos sofistas. Era ministrar saber ao indivíduo, pelo desenvolvimento do seu poder de pensamento. Todo indivíduo tem em si a capacidade de conhecer e apreciar tais verdades como as de fidelidade, honestidade, verdade, honra, amizade, sabedoria, virtude, ou pode adquirir essa capacidade.

Voltando ao filme “Percy Jackson” é fácil vislumbrar que a educação recebida por ele no acampamento fazia algum sentido, o aprendizado dava-se em bases práticas, compreensíveis e o resultado, a transformação de um menino em homem era visível à todos; inclusive aos espectadores do filme.

Pontos a serem observados:

  • Compare os momentos da educação de Percy Jackson na escola e no acampamento, descreva as semelhanças e diferenças;
  • Como é possível diferenciar a educação grega da educação contemporânea?
  • Descreva como ocorre a transformação do menino em homem? Identifique pontos cruciais dessa transformação.

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