Sugestão de Livro. SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
Guia de Leitura
As obras literárias trazem sempre consigo algumas marcas da época em que foram escritas. Nenhum livro está acima de seu tempo nem seu escritor se livra dos costumes de sua geração ao escrever sua obra. A leitura que se deve fazer de um livro, portanto, é aquela permeada pelo entendimento histórico o que, certamente, facilita o entendimento tanto da obra quanto da maneira como pensavam seus contemporâneos.
A grande característica de todos os personagens criados por Shakespeare é que são os primeiros a se questionarem sobre sua conduta, antes de Shakespeare nenhum personagem sofreu tanto, amou tanto, mentiu tanto. E todas essas ações interferem em sua vida, não há o envolvimento dos deuses, apenas o ser humano consigo mesmo e seus contemporâneos. Em sua leitura de Romeu e Julieta, observe alguns aspectos da sociedade moderna que está se fazendo na literatura shakesperiana e que foram vistos nas aulas do Renascimento e princípio da modernidade.
· De que maneira as relações entre os sexos são vistos em sociedade
· Qual a classe social a que pertencem Romeu e Julieta
· Quais os interesses dos personagens descritos por Shakespeare
· Todos os personagens sentem e entendem o amor da mesma maneira? Qual sua explicação para essa variante diante do amor, uma vez que, hoje, entendemos o amor de uma maneira mais ou menos constante
· Deus está presente em qual medida no cotidiano dos personagens
· O que significa a vida amorosa para Romeu e Julieta
· Como os amantes de Verona sentem o amor em sua vida
· Quais as imagens que se usa para entender e explicar o sentimento do amor
· O que existe no livro de Shakespeare que se repete nos dias atuais
Nenhum comentário:
Postar um comentário