Literatura do Século XIX
Ao
se trabalhar o século XIX uma possibilidade de atividade paradidática é o
trabalho com obras literárias que expliquem o período em questão sob outra
ótica;a dos romancistas. Todas as leituras abordam temas comuns e caros ao
século XIX, afetividade, ciência, relações sociais, individualismo, todos
presentes na literatura burguesa, o que demonstra que a sociedade burguesa
estava pensando muito sobre o seu cotidiano. Cabe aos alunos, encontrarem
algumas dessas questões levantadas pelos burgueses, procurando mapear as
respostas oferecidas pelos escritores burgueses.
É
importante que tenham em mente que os escritores são mais do que observadores,
na verdade não é muito incomum percebemos que os comportamentos descritos nos
livros saem desses livros para tomar as ruas de assalto, os jovens burgueses,
passaram a amar mais depois de lerem o “Werther” de Goethe, assim como passaram
a questionar com maior atenção os rumos aos quais a ciência os estava levando
depois de lerem “Frankenstein” de Mary Shelley e “O médico e o monstro” de
Stevenson. Porém, mesmo moldando e sendo moldado pela literatura o burguês
tinha preocupações, morais, econômicas, afetivas, entre tantas e elas apareciam
em conversas, e depois eram materializadas nas páginas de um livro.
Essa
atividade consistirá em identificar alguns pontos debatidos nos círculos
burgueses do século XIX, para tanto, o aluno deverá ler com atenção as
sugestões de observação existentes no tópico do livro escolhido por ele e, a
partir dali, deverá construir um texto, argumentativo, respondendo as questões
propostas assim como outras que você consiga identificar em sua leitura.
Tema: Ciência – Livros
escolhidos
- Aventuras
de Sherlock Holmes – Arthur Conan Doyle
- Contos de terror – Edgar Allan Poe
- Frankenstein – Mary Shelley
- O médico e o monstro – Robert Louis
Stevenson
Procure
identificar no livro que lhe coube alguns aspectos ligados ao pensamento
científico do momento:
- Qual o papel que o pensamento
religioso exerce sobre o cotidiano dos personagens;
- Existe algum drama moral, ou o que
vale é conseguir o que se busca?
- Qual a reação das pessoas que
cercam os personagens envolvidos com a atividade exercida pelo personagem
principal?
- O sobrenatural aparece em seu
livro? De que forma o “mundo sobrenatural” aparece na história?
- Destaque o papel da ciência na
história;
- O dinheiro aparece? Em que medida
ele tem influencia na vida de todos os personagens.
Tema: Relações afetivas
- Werther – Goethe
- O morro dos ventos uivantes – Emily
Bronté
O
ponto principal do livro que lhe competiu estudar nesse bimestre foi um que tem
como tema o encanto afetivo no século XIX, a sua leitura deve ser orientada por
algumas interpretações, suas, além de algumas indicações disponíveis nesse
guia:
- Como surge o encantamento amoroso?
- De que maneira as pessoas ao redor
do sujeito apaixonado reagem a esse encanto amoroso?
- De que forma o sujeito apaixonado
se relaciona com o objeto de seu amor?
- Existe a possibilidade de uma
satisfação afetiva aceita por todos?
- Quais as conseqüências desse
encantamento amoroso?
- Ao seu entender, qual o partido que
o autor do livro tomou ao definir pelo final do livro?
Tema: Relações sociais
- Orgulho e preconceito – Jane Austen
- Razão e sensibilidade – Jane Austen
- A morte de Ivan Ilicht – Liev
Tolstoi
- Madame Bovary – Gustave Flaubert
- Bouvard e Pechuchet – Gustave
Flaubert
- A servidão humana – W. Somerseth
Maughan
O
livro que lhe coube analisar tem como tema principal a ser explorado as
relações sociais os pontos que você deverá discorrer devem ter como ponto de
apoio:
- Qual o papel que a sociedade exerce
nos personagens do livro?
- Como os personagens enxergam seu
papel no mundo?
- O dinheiro exerce influencia na
vida dos personagens?
- De que forma a religião se
apresenta no dia a dia das pessoas?
- A vida em sociedade é mais
importante do que a vida privada?
- Na sociedade existe lugar para
afetos verdadeiros?
Tema: Individualismo
- Pais e filhos – Ivan Turgueniev
- O coração das trevas – Joseph
Conrad
- Confissões de um comedor de ópio –
Thomas de Quincey
- Jacques, o fatalista – Denis
Diderot
- A morte de Ivan Ilicht – Leon
Tolstoi
O
individualismo e suas experiências, uma das faces sociais do século XIX é o
tema da leitura que cabe fazer com o livro que você escolheu, abaixo seguem
algumas observações a serem feitas durante a leitura do livro:
- Quais as características do
individualismo dos personagens do livro? É benéfico para ele?
- Em que medida o personagem se
relaciona com a sociedade?
- Existe espaço para relações
afetivas no mundo do individualismo?
- O dinheiro tem relevância em seu
livro?
- Qual a leitura do mundo que os
personagens fazem?
- Existem decepções, arrependimentos
nas falas dos personagens?
- Como enxergam a vida, futura e
passada?
Nenhum comentário:
Postar um comentário